Menos é mais: como lidar com restrições?

Postado em 25/08/2012

Lidar com restrições é sempre complexo. Pior seria se elas não existissem. Se você tivesse tempo infinito para realizar uma tarefa? Quanto tempo você levaria para finalizar? Muito tempo. E se tivesse dinheiro infinito? Gastaria muito dinheiro. Os cenários de abundância de recursos levam ao excesso de consumo dos mesmos.

Quando se possui recursos escassos, deve-se sempre trabalhar para otimizar as atividades e os processos de forma a aproveitar melhor esses recursos. A otimização leva a melhores formas de trabalho e organização, que leva a economias (não necessariamente financeiras). Ainda de quebra pode levar a economia de recursos oriundos de fontes naturais, como papel ou eletricidade, o que gera um grande impacto para o mundo e a humanidade se for aplicado em larga escala.

Em software é comum que 2 tipos de recurso sejam mal utilizados: tempo e dinheiro. Justamente os dois que são considerados os mais valiosos nos dias atuais. Talvez por isso algumas das estatísticas do Chaos Report se mantenham quase constantes nos últimos 10 anos: 60% de todo software produzido no mundo nunca é utilizado e 20% é utilizado raramente.

Software é virtual, é digital e tudo é possível. Com recursos aplicados em abundância há certeza de sair algo que vai se enquadrar exatamente nos 80% de software produzido sem utilidade.

Para produzir software que se encaixe nos 20% de funcionalidades que fazem sentido existir é preciso aplicar restrições de tempo e dinheiro nos projetos. Com menos tempo e menos dinheiro, é preciso focar nas funcionalidades que são realmente essenciais e esquecer o resto. É um exercício de desprendimento…

Há empresas que demoram meses para produzir um simples MVP em software. Eu faço em 2 dias! O segredo são as restrições… os resultados são incríveis.

comments powered by Disqus