Recuperando tabela de partições que Windows Vista apagou

Postado em 31/03/2009

Recuperando tabela de partições que Windows Vista apagou

Pensei no título desse post em algo como “Micro$oft, a saga continua agora em outra galáxia” ou algo assim, mas resolvi fazer uma coisa mais informativa. Sei que muita gente passa por isso e nem sempre é fácil achar informação válida sobre o assunto.

Meu mais recente notebook veio com Windows Vista. Quando instalei Linux nele resolvi deixar o Vista lá para caso eu precisasse ver alguma coisa no IE. Ficou por alguns meses numa boa com o dual boot rolando sem problemas. Até que um dia eu precisei entrar no Windows ele não deu boot: tela azul e restarta sozinho sem que eu consiga ver a mensagem de erro. Deixei ele de lado lá…

Hoje precisei usar IE para debugar um javascript que está dando problema somente nele. Resolvi colocar o CD de recovery do Windows para ver se ele dava sinal de vida. Conclusão sem me perguntar nada ele disse: formatando… copiando arquivos… Nisso eu pensei: puts ferrou! Dei reboot antes que ele passasse por cima das minhas partições Linux. Ubuntu Live CD to the rescue! Dei boot num Ubuntu Live CD e a “recuperação” de fato tinha apagado todas as partições e criado uma única novamente somente para o Windows. Ok, sem pânico.

Última vez que passei por problema semelhante foi há uns 10 anos atrás, quando meu Windows foi infectado pelo vírus Chernobyl(CIH). Esse vírus ficava quietinho na sua máquina e somente agia se você ligasse ela num dia 26 de abril, aniversário do acidente nuclear na Ucrânia. Ele apagava o primeiro megabyte do seu disco rígido. Com isso ia pro espaço seu boot loader e sua tabela de partições. Depois desse dia eu exterminei o Windows da minha vida e passei a usar somente Linux.

Google é nosso amigo. Na época eu consegui um software que varria o disco e procurava por partições perdidas e depois recriava a tabela de partições. Se eu consegui resolver esse mesmo problema há tanto tempo atrás, não devia ser tão dificil resolver nos dias de hoje. E realmente não foi. Achei dos programas de código aberto para fazer o trabalho: gpart e TestDisk.

Eu optei por usar o TestDisk, me pareceu ser mais completo. Ele demorou cerca de 30 minutos para fazer o scan no disco de 160gb. Detectou todas as minhas 3 partições Linux (swap, uma de sistema que fica no ”/” e outra que uso como “/home”). Foi só marcar elas como primárias novamente e salvar a nova tabela de partições. É preciso dar um boot no Live CD para o sistema reler a tabela de partições (na verdade tem uma forma de fazer isso sem boot, mas eu esqueci como é). Por último é só restaurar o GRUB a partir do Live CD do Ubuntu.

Depois disso o Ubuntu apagado pelo Windows rolou numa boa e eu deixei o Windows de mão de novo. Ô sisteminha…

Links legais:

comments powered by Disqus