Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão

Postado em 29/10/2009

Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão

Esse foi o título de uma palestra que eu submeti junto com o Henrique Andrade para o FISL desse ano. Ela não foi aprovada lá, principalmente pois alguns dos avaliadores acharam o título ofensivo. Foi amor e ódio aquela avaliação. Alguns acharam sensacional e outros odiaram do fundo do coração! Felizmente conseguimos aprovar ela para o Latinoware!

Na verdade ela não se trata de uma palestra, mas sim de uma pequena peça teatral, encenada por mim, Sylvestre Mergulhão, e pelo Henrique Andrade. A idéia surgiu pois estava ficando chato fazer palestras “comuns” sobre TDD e boas práticas. Não estava convencendo tanto a galera, pois basicamente só vai assistir a uma palestra de TDD quem já no mínimo ouviu falar sobre o assunto e concorda com seu uso. Mas esse tipo de pessoa já está “conquistada”, já saiu do lado negro da força.

Como levar pessoas para uma palestra independentemente de qual o assunto? Insulte-as com um título polêmico! Simples assim! Foi então que tivemos a idéia do “Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão”. As pessoas comentavam pelos corredores do Latinoware: “Caramba, mas e essa palestra do bundão, você vai né?”. E com isso enchemos a sala! Mais de 100 pessoas assistiram, nada mau… atores em início de carreira provavelmente demoram um certo tempo até conseguir um público assim, hehehe.

Durante a apresentação contamos a história de dois desenvolvedores: um segue as boas práticas e o outro é o bundão. O bundão passa por vários sufocos, apertos de prazos e bugs que pipocam em produção! E é claro que não poderia faltar também o chefe ligando e pedindo agilidade na solução dos problemas. Foi um espetáculo, ainda mais considerando que nunca fizemos coisa parecida antes e ensaiamos muito poucas vezes. Para as próximas apresentações estamos nos preparando melhor. Já vai ter alguma sonoplastia e possivelmente estaremos usando microfones de lapela sem fio.

Aguardem um próximo evento para assistir Por que eu sou fanático por testes e você é um bundão.

comments powered by Disqus