mergulhao.info
Por Sylvestre Mergulhão
Sylvestre Mergulhão é programador web e fundador da HE:labs.
Veja também minhas palestras no Speaker Deck e me acompanhe no twitter @smergulhao.
Litespeed como proxy para o Apache servir SVN
Postado em 03/05/2008
No vps estou utilizando Litespeed como servidor web. Neste link estão disponíveis vários tutoriais para configuração básica do Litespeed, então não vou entrar neste mérito, pois não iria acrescentar nada mais do que já está lá.
O Litespeed é um ótimo servidor web para projetos Rails. Fácil de instalar e usar, com interface web para configurar TUDO que existe nele, consome muito pouca memória, aguenta o tranco de conexões simultâneas etc — não sei o que as pessoas ainda fazem perdendo tempo configurando Apache + mongrel_cluster, pois o Litespeed resolve isso muito bem sem utilizar mongrel.
Ele tem um problema. Não serve SVN como o Apache faz. Mas ele é um servidor web completo e possui opções para fazer proxy. A solução então é configurar um Apache rodando em uma porta diferente da 80 e fazer o Litespeed direcionar certas urls para o Apache. Assim:
Primeiro é necessário adicionar uma “External App”. Na página principal de administração do Litespeed clicar em “Configuration”, em “External App” e por último em “Add”.
A seguir selecione “Web Server” e dê “Next”. Agora preencha um nome para esse Web Server — eu usei apache_local — e no campo Address preencha o url do seu servidor web: ip_ou_host:porta. Os demais campos são tunning, configure como desejar. Basta salvar.
Agora abra a aba de configuração do seu virtual host (vai depender se você está utilizando templates ou não) e clique na aba “Context” e depois em “Add”. Selecione “Proxy” e dê “Next”.
Agora preencha a “URI” e selecione o “Web Server” já configurado. O campo “URI” representa o caminho acessado no seu site e que será direcionado para o “Web Server” nesse mesmo “URI”. Não pesquisei sobre como direcionar para o “Web Server” em um caminho diferente.
Agora é só reiniciar o Litespeed. O svn em http://mergulhao.info/svn/ está funcionando dessa maneira.