Atrasado, mas em tempo: 1 ano de Lucidus

Postado em 26/03/2008

Atrasado, mas em tempo: 1 ano de Lucidus

Pela falta de tempo estou um pouco atrasado, mas ainda em tempo. Desde novembro do ano passsado – passou muito rápido – tenho trabalhado fulltime no Lucidus. Todos os agradecimentos necessários foram feitos, então resta ressaltar a importancia deste projeto para mim, como desenvolvedor, profissional, pessoa.

Este projeto me mostrou como tdd e as boas práticas de programação são essenciais para manutenção da qualidade de um projeto de software, independentemente de qual metodologia de desenvolvimento está sendo utilizada. Antes de participar de um projeto onde essas práticas sejam largamente utilizadas e encorajadas é difícil perceber sua importancia. A partir do momento em que se desenvolve a cultura, ela se torna quase uma obsessão. Hoje o uso de testes e o refactoring estão no sangue e só serão substituídos por uma idéia melhor… quando ela for inventada ;)

O maior problema de todos nunca é técnico, tem relação com as pessoas e com a comunicação entre elas. Esse projeto me mostrou como melhorar a relação entre nós desenvolvedores na busca pela solução dos problemas. Confirmou que é possível um cliente presente e ativo no desenvolvimento de um projeto de software. Provou que XP não somente funciona, mas como é a melhor forma, a menos burocrática e a mais produtiva de se desenvolver software de qualidade em tempo aceitável.

Hoje estávamos discutindo sobre o projeto no fim do dia. Um dos questionamentos foi: este projeto estaria dando certo se estivesse na mão de outra equipe qualquer que não esta? A conclusão unânime foi: com uma probabilidade muito pequena este projeto daria certo na mão de outra equipe. Será que estamos sendo arrogantes? Não acho.

O fato é que há poucas opções. Esse projeto dificilmente seria pego por uma grande empresa, simplesmente pois uma grande consultoria é caro demais. E qual a situação da maioria das pequenas e médias consultorias de software? Caótica, com desenvolvedores mal qualificados tanto para o desenvolvimento quanto para a comunicação com o cliente. Resultado: softwares lixo! Eu já vivenciei isso!

Este com certeza é um projeto especial. Parabéns!

comments powered by Disqus