Rails Summit dia 16: Vinicius Teles

Postado em 16/10/2008

Serviços on Rails podem ser desenvolvimento, consultoria, treinamento, mentoring. Fazer serviços da forma certa deve ser acompanhado de paixão. Esse é a melhor maneira de se obter sucesso. Tendo paixão por um assunto, você tem paciência. Paciência é muito importante. Empreendedores não de fazem da noite para o dia. É preciso estudo, dedicação, ser entusiasta. O empreendedor levanta de rasteiras mais que outras pessoas. Hoje mais do que nunca a melhor estratégia é: give, give e give. Quanto mais você contribui para uma comunidade, mais você é importante para a comunidade e mais alguém estará disposta a pagar para você.

Quais as estratégias? Apresentações, apostilas, livros, traduções. Nosso maior exemplo nacional é o Akita, que se tornou internacionalmente conhecido pela sua colaboração a comunidade. Podcast, video, videocast, entrevistas, divulgação de trabalhos alheios. Todas essas coisas podem até acabar virando negócio, mas acima de tudo levam reconhecimento. O ser humano é caracterizado pela vaidade. É muito dificil querer entrevistar alguém e essa pessoa não querer ser entrevistado. Seja quem for esse pessoa será envaidecida, seja ela um ótimo ou bom desenvolvedor, mas que tem algo bom a ser divulgado. O entrevistado irá divulgar eventualmente mais que o próprio entrevistador e isso é uma grande alavancagem pessoal.

A melhor de todas as contribuições… se você já sabe escrever códigos escreva plugins, escrever gems e participe do movimento opensource. E para isso você não precisa nem sair do seu emprego atual. Hoje ninguém precisa obrigatoriamente ser empregado de uma empresa, o ferramental disponível e muito grande e pode permitir qualquer um ser dono do seu próprio negócio numa estratégia de longo prazo.

No Brasil é mais fácil se destacar que no exterior. Por todos os problemas que o Brasil tem, ele é um mar de oportunidades. E não é necessário largar tudo que você já faz hoje. Como trabalhar part-time em alguns projetos. Trabalhar no exterior e muitas outras coisas. O risco é muito baixo.

Alguns detalhes que precisam ser notados na vida de serviço. Da onde sai o dinheiro? Para alguns seria melhor trabalhar para empresa pequena, para outros uma empresa grande. Desenvolver software customizado para pequenas empresas é algo complicado, pois elas não tem dinheiro para pagar por desenvolvimento de software. Você sempre acha que está ganhando de menos e ele sempre acha que está pagando demais.

Serviços não escalam - assim, como Rails (brincadeira). Para se ganhar mais dinheiro com serviço, significa que você precisa ter mais gente trabalhando para você. Quanto você ganha é proporcinal a quanto de tempo você aloca em um cliente. Se você tem mais alguem trabalhando para você, eventualmente você pode ganhar o dobro. E quando você perceber que tem que contralar um batalhão de gente talvez você perceba de fato que serviços não escalam.

E aí você vai perceber que o trabalho com produtos são mais interessantes. Pois com um produto talvez você consiga resolver o problema de escala. Se você replica aquilo n vezes o valor que você pode ganhar não é proporcional a quantidade de tempo que você dedidou para o projeto. Como por exemplo o Highrise, que custa $24 mês. Se 1000 pessoas resolvessem pagar são $24000. E assim por diante e você pode perceber que isso pode gerar muito dinheiro, ainda mais se você considerar uma equipe pequena.

Se você vai fazer um produto sobre alguma área que não é computação, é bom você procurar alguém que entenda daquele negócio. Nós da computação não sabemos nada! O que é melhor? Um experimento ou um plano de negócios? Em Rails é possível que você consiga ter algo tão funcional que você possa colocar na mão de alguém que entende daquele negócio. Ou seja, fazer um plano de negócios eventualmente leva tanto tempo quanto fazer um experimento. Com a desvantagem de ele não te dar feedback.

Uma implementação é tudo. Não adianta apenas a idéia, se você não tiver uma implementação. Se você começa a ter algumas idéias e começa a fazer alguns experimentos, você pode encontrar um nicho ainda não explorado corretamente. No Brasil não é difícil encontrar um nicho. No Brasil existe o paradoxo do talentoso. Uma pessoa estudiosa, talentosa, ele quer ganhar dinheiro. No Brasil essa pessoa acaba procurando uma grande empresa, pois é lá que a grana está. Mas dentro de uma grande empresa, ela não consegue aproveitar o talento dessa pessoa. As grandes empresas estão sugando os grandes talentos e desperdiçando esses talentos. E quem está atendendo os pequenos negócios? Provavelmente os menos talentosos. Os pequenos negócios estão numa espécie de limbo e precisam de bons profissionais para resolver os seus problemas. E os bons profissionais não estão nem aí para os pequenos negócios, pois eles não tem dinheiro.

Eles não tem dinheiro para pagar alguns milhares de reais por mês para o desenvolvimento de um software. Mas eventualmente eles podem pagar uma mensalidade de 50 ou 100 reais e se você cria um mar onde se consegue navegar sozinho por muito tempo, num produto que atende pequenos negócios… milhares deles, que pagando pouco por mês geram muito dinheiro.

A oportunidade é muito grande!

comments powered by Disqus