Rails Summit dia 16: Carl Youngblood

Postado em 16/10/2008

Um ecossistema é a fauna e a flora e também o meio-ambiente de um certo lugar, não somente as coisas vivas, mas também o clima, por exemplo. Um conceito associado a um ecossistema é o aparecimento gradual. As coisas pequenas que quando atuadas em conjunto formam padrões e coisa mais importantes que as coisas pequenas isoladamente. Uma formiga individual carregando comida para dentro da toca sozinha parece que não faz nenhum trabalho importante. É um trabalho que nunca termina. Mas muitas formigas trabalhando em conjunto sem um chefe e de forma individual faz no conjunto um importante trabalho.

Agora como funciona o surgimento nas pessoas. Fazendo analogias do mundo real, como o crescimento das cidades e a comunicação de neurônios em nosso cérebro ele explicou como a inteligência coletiva é importante. Muitas das pessoas importantes do mundo muitas vezes são insuportáveis.

Agora o ecossistema do Rails. Dhh tem uma arrogância natural e sem ele não exitiria o Rails. Chad Fowler, James Buck, Michael Molina e Zed Shaw, todos eles são excentricos e tem caracteristicas exóticas, boas e ruins. Por último os humoristas do Rails Envy. Todas ajudam a comunidade internacional. Mas e o ecossistema Rails brasileiro?

Sem ser mau ou ser bom, qualquer pessoa não serve para nada. Que papel, você vai exercer?

comments powered by Disqus