Invente menos problemas!

Postado em 12/01/2008

Invente menos problemas!

O açucar União está com uma campanha publicitária chamada Viva Momentos de União, que possui mensagens que fazem alusão a situações de prazer e bem-estar, realçando a importancia da qualidade de vida e tudo mais. Não se preocupem, não vou escrever sobre açucar!

No projeto Lucidus os nossos sachês de açucar pro café são da União e cada um vem com uma mensagem, entre elas essa que eu achei brilhante:

Invente menos problemas.

E aí isso me remete, como desenvolvedor, ao nosso velho problema de querer sempre complicar as coisas. Há um bom tempo que estudo XP, mas foi somente nos últimos meses que tive a oportunidade de ver na prática como a coisa funciona. Desde que entrei para o projeto Lucidus meus conceitos sobre como desenvolver software mudaram muito, do meu ponto de vista para melhor, claro.

XP possui como um de seus valores a simplicidade. A idéia é implementar as coisas da forma mais simples possível, sem preocupar-se com o amanhã ou com tentar prever quais funcionalidades, métodos ou funções serão necessárias no futuro. É preocupar-se apenas em resolver o problema de agora de forma simples. Isso puxa(ou o inverso) uma das práticas do XP, o design incremental.

Quando estudei engenharia de software tradicional na universidade “aprendi” que o design deveria ser sempre feito antes da implementação. Então deveria-se planejar(o sistema, as classes, os patterns, a base de dados, os relacionamentos, etc) numa tentativa de prever o rumo que o projeto iria levar. Felizmente aprendi cedo de que isso na teoria é muito bonito, mas na prática não funciona. Quer queiram ou não, os projetos de software sempre sofrem mudanças na hora da implementação. Mudanças essas que podem ser drásticas a ponto de toda documentação/projeto que foi escrito não servir mais para nada, por não refletir a realidade do projeto.

Quando em XP dizemos que trabalhamos com design incremental do software, não estamos dizendo que não usamos patterns… Isso apenas quer dizer que decidimos que patterns utilizar na hora em que de fato precisarmos dele. O uso contínuo da refatoração nos leva aos patterns.

Há alguns anos atrás eu trabalhava(leia-se ganhava dinheiro) apenas com Java e, por coincidência ou não, muitas das pessoas com que trabalhei e empresas por onde passei possuiam essa mesma cabeça da engenharia de software tradicional e passavam meses projetando e montando o ambiente de trabalho antes de que qualquer linha de código útil fosse escrita.

Felizmente, mais uma vez, há 2 anos eu descobri o Ruby e o Rails. Descobri que as pessoas que trabalham com Ruby e Rails seguem fielmente a linha da simplicidade, dos princípios DRY e KISS. Descobri que Rails se encaixa como uma luva no XP. Então a frase do dia é:

Invente menos problemas. Use Rails!

comments powered by Disqus