Conservadorismo tecnológico, até que ponto?

Postado em 26/09/2007

Ultimamente tenho me deparado com algumas questões relativas à adoção de novas tecnologias. No momento não estou falando especificamente de uma tecnologia, mas sim no geral.

Qual aplicação realmente precisa de um uptime de 99,99999999…99999%? Poucas? Muitas? Eu diria que quase nenhuma! Por exemplo esse blog, ou outros blogs. Que diferença faz se o Dreamhost cai (pelo menos) uma vez por mês (seria por semana?), deixando meu site fora do ar por algumas horas? Nesse caso pra mim nenhuma, ninguém morreu por isso. Pelo menos não que eu saiba. Se você conheceu alguém que morreu porque não conseguiu acessar meu blog, me informe urgentemente para eu trocar logo de host, ou muitas outras poderão morrer também! :)

É claro que sempre achamos muito ruim quando necessitamos utilizar aquele serviço e, na hora h, está fora do ar… Se por isso você perdeu dinheiro, então está na hora de buscar outro compatível que dê a você o uptime de que necessita ou poderá perder mais ainda, certo?

O grande ponto que gostaria de alcançar é: até que ponto vale a pena a adoção de uma tecnologia mais antiga visando a imaginária segurança da robustez em detrimento de uma mais moderna que traga vantagens de produtividade e recursos? Claro, ninguém possui a resposta para todos os casos, cada um deve ser analisado à parte, levando em consideração todos os fatores envolvidos.

O fato é que em nossas vidas utilizamos software beta o tempo todo! Será que algum dia existirá um software verdadeiramente estável?

comments powered by Disqus